Artigo: Pushani

O pushani do sul, Minerva otus, é uma ave de corpo emplumado, cabeça redonda, orelhas longas e eriçadas, bico curto e curvado pra baixo, e grandes olhos de inteligência sublime. São reverenciados como representantes de Muut para o povo cahuilla e sua existência é rara fora das ilhas-colônia de Agustine e Ramona. Assemelham-se a 'corujas' descritas por viajantes, e têm cor e tamanho variável dependendo da sub-espécie.

Pushani continentais às vezes são vistas no sul de Cédara, sendo pertencentes a uma sub-espécie chamada Minerva sanfordi, mais clara e menor. De vôo lento e belas penas, elas foram caçadas até a quase extinção no decorrer dos últimos séculos pelos cedarianos e por odenianos esportistas atrás de presas raras.

Outra espécie de pushani quase perdida é a Minerva nesasio ivoreana, chamada de 'ave-de-Cédara gargalhante' pelos nativos. A nesasio voa muito mais alto do que as outras, tem asas mais poderosas e é mais forte; faz seus ninhos cavando buracos em árvores. Por fim, seu canto poderoso lembra uma gargalhada estranha, daí seu nome.

Nenhum comentário: