Artigo: A História do Vento Nótus

Primeiramente peço que perdoem o assombro deste mal-finalizado Investigador Real. Acontece que eu nunca tinha saído de Odenheim para contemplar as coisas do mundo. Apesar do enjôo, da alimentação um pouco pior do que razoável, do frio que enregela meus olhos, por Maeve, o que é a Faixa dos Mares! Esta faixa invisível separa o Alvo do Infra e tiveram razão em separá-los aqui. O vento a qual estamos a favor e que nos leva em direção ocidental é o vento mais inacreditável e fabuloso de todos. Este alísio que sopra o ano todo contra o Cinturão externo é gelado a ponto de penetrar as entranhas e forte de nos colocar em uma corrida triunfante rumo ao nosso destino. Chamam-no Nótus.

O Nótus é um vento alísio primordial - que sopra sempre e sempre soprou -, dito invocado pelo próprio Buriash durante as eras iluminadas. Navegadores experientes sabem que ele sopra em todas as direções a partir de um ponto específico no oceano, fazendo uma terna brisa que vem do sudoeste em Rublo, lufadas constantes vindas do sudeste na costa de Cédara, e este vento furioso vindo do leste no qual estamos embarcando.

Ao verem meu maravilhamento, fui brindado com esta história: enquanto sua máscara tinha corpo e era anjo, Buriash havia parado, maravilhado, diante da barreira que se criara no fim deste oceano com a Redoma, mas Muirean saíra da alva fumaça para defender a visão que seria só sua. Os dois haveriam duelado com espadas de gelo, cristal e raios por cima das águas do Infra, flutuando sobre as águas, e o estrondo do riso de Buriash fazia as ondas quebrarem sob Muirean. Insana de fúria, Muirean ergueu sua espada para um golpe mortal como um Dragão da República, desprotegendo seu ventre, e Buriash poderia ter a destruído para sempre com um relâmpago que a trespassasse, mas assustou-se com sua temeridade e não se defendeu.

O golpe atirou Buriash léguas para dentro do oceano e partiu o escudo que protegia seu peito. Do escudo quebrado nasceram milhares de arraias e um pouco de seu sangue tornou a água escarlate para sempre. Buriash ergueu-se humilhado e convocou um vento tão forte que não permitiria a ninguém venturar-se no lugar onde fora derrotado por Muirean e encontrar seu escudo partido.

Um marinheiro procurou acrescentar que Buriash levou mil anos para conseguir enxugar sua longa barba branca de seu próprio sangue, mas preferi acreditar que ele tivera inventado aquilo na empolgação do momento.