Artigo: Aias

Aias, Odon heliptera, são uma espécie de inseto pequeno comum próximos de lagos e outros corpos parados de água. As aias têm grandes asas translúcidas, olhos multifacetados e corpos de coloração azul metálica. Alimentam-se de outros insetos pequenos, normalmente mantendo a população destes em um nível que não incomoda ninguém. Seu abdômen tem uma substância fosforecente que brilha à noite de uma maneira pálida, normalmente em épocas de acasalamento. São nativas dos lugares mais frios em Odenheim mas migram quando os lagos congelam, geralmente para a costa leste de Faris. À noite, quando voam em bandos sobre o Mar Alvo, causam pânico nos barcos muitas vezes por serem facilmente confundidas com cálciferes à distância.

Estima-se que as ancestrais das aias contemporâneas fossem capazes de concentrar geomancias dos outros, como se fossem receptáculos, e desta energia vem a luz que as aias emitem à noite. Existem damdarans que juram que ainda é possível fazê-lo com as aias de hoje em dia, apesar da dificuldade de manter a pequena criatura por perto.

Segundo os damdarans, as aias vivem de uma maneira hedonista, interessando-se em diversões como navegar entre galhos de árvores e provocar animais brilhando inconstantemente e fazendo-os se perderem de seus donos em perseguição. Elas são completamente incapazes de se comunicar, mas assustam-se quando são chamadas pelo nome em titani ("elas acham que o seu trabalho já foi feito e que nunca mais vão precisar preocupar-se com nada, e por isso fogem quando chamadas pelo mesmo nome que eram chamadas há tanto tempo"). Diz-se em áreas rurais de Rublo que uma aia pode acender um galho de árvore e criar um incêndio se irritada ou capturada. A maioria dos damdarans não gosta das aias e nem do comportamento delas.

Além da variedade azul mais comum, existem várias espécies de aia, como a asa-aberta esmeralda, Odon dryas, a asa-de-jóia ivoreana, Odon calopteryx, a dardo-negro ocidental, Odon hetaerin, e a cauda-anel azul, Odon lecarin. A asa-aberta esmeralda e a asa-de-jóia de Ivoire vivem em regiões Oeste de Natal e são adaptadas ao calor. A dardo-negro ocidental é uma aia munida de um ferrão que vive no norte de Faris, e emite uma misteriosa "luz negra", uma luminosidade púrpura misteriosa que faz coisas brancas brilharem. A cauda-anel azul é uma variedade maior da aia odeniana que vive na parte mais oriental da República.