Artigo: Faris, Antes e Agora

Faris nunca foi uma. Existe uma pluralidade em seus vastos contornos que não há em lugar algum dentro de Primaterra. Foi por isso que Cédara e Sangária se destacaram; foi por isso que fora atacada, devastada, pisoteada pelos ivoreanos. A mente da ortodoxia maevita sediada em Céus Partidos não tinha alcance sobre os distantes membros em Alagos, Altarian, Hevelius e a cidade secular de Glenária - por isso tudo foi perdido. Para piorar, perdido sob o fogo argênteo de Iblis, amaldiçoando as terras e pondo todos a vaguear atrás de um lugar fértil para viver.

A necessidade teria feito os farisi donos da república mais poderosa de Primaterra - mas eles nunca necessitaram de nada. A falta de organização central os fizera não prever riscos e não contar com uma preparação para casos como o que houve. A fertilidade e tranqüilidade de seu clima os fez relapsos e vulneráveis aos países que precisaram de mais e se desenvolveram mais. E quando a profecia estourou sobre suas cabeças não houve tempo senão para os Dragões da República interpomrem-se entre as pessoas e os tiros e morrerem inutilmente no meio do fogo.

Tenho para mim que casos como Gartcross não tardarão a se repetir, e nem sempre fracassarão. A Iniciativa Branca legou a Primaterra mais um reino, e Faris pode se partir uma terceira vez a qualquer momento. Não faltam sonhadores.

Enquanto os céus forem inclementes, no entanto, todos os outros reinos estão ocupados demais em esfriar de tudo que aconteceu nas guerras deste século. Ivoire que precisa se reconstruir, Longinus que finalmente livrou-se das espadas, Cédara que as usou pela primeira vez, Sangária que se formou das cinzas, Odenheim que devorou seus inimigos e Rublo que jaz abandonada e morrendo tão pouco após se tornar independente.

Esta época de caravanas vai legar esta noção aos farisi. Faris corre como um trem em meio a muitos garudas.

Nenhum comentário: